O stand está montado e a feira está “rolando”: como agir?

nov 29, 2019Feiras, Guia, Participação em feiras0 Comentários

O stand está montado e a feira está “rolando”: como agir?

29 nov, 2019 | Feiras, Guia, Participação em feiras

A participação em feiras e eventos é um momento único para as empresas ampliarem suas vendas em pouco tempo, isto é, durante os dias que a feira ocorre. Por esse motivo, o momento da exposição e as ações realizadas durante o evento, são fatores fundamentais para o sucesso desta participação. 

Leia, a seguir, os principais motivos para sua empresa participar de feiras e como se portar, da melhor forma possível, para obter resultados favoráveis para seu negócio.  

Conheça e conecte-se com novos clientes

Durante muito tempo, conhecer e conectar-se com novos clientes eram as principais motivações para que empresas dos mais diversos segmentos participassem das feiras de negócios. Hoje isso já mudou, mas, mesmo assim, a perspectiva inicial de se construir um relacionamento presencial com os seus prospects permanece atual.

Isso não significa que negócios serão, efetivamente, fechados durante o evento. Mesmo assim, quanto mais conexões são realizadas durante a feira, as possibilidades de geração de negociações posteriores ao evento tornam-se mais sólidas e significativas.  

Aproxime-se de clientes já existentes

Tão importante quanto conectar-se a novos clientes em potencial, estreitar relacionamentos com clientes já existentes também é uma ação importante durante a realização de uma feira.  

Com essa iniciativa, o contato entre a empresa e seus antigos clientes pode evitar que eles fiquem mais suscetíveis a concorrentes que também estão participando do evento e mais abertos a renovações de contratos já firmados ou novas compras.

Conheça as novidades do seu segmento

Quando a sua empresa participa de uma feira como expositora, torna-se referência em seu segmento de mercado.

As feiras são os locais mais indicados para expor suas últimas novidades em produtos e serviços e ao mesmo tempo acompanhar inovações de concorrentes e fornecedores. Em um mercado altamente competitivo, estar por dentro das novidades é imprescindível.

Exibir em uma feira de exposição não garante apenas a chance de realizar novas vendas e de se conectar com clientes já existentes, como também permite acompanhar os novos desenvolvimentos de concorrentes e fornecedores.

Conheça novos parceiros de negócios

Nem todas as empresas costumam se dar conta, mas, participar de uma feira de exposições pode criar oportunidades para fechar novas parcerias de negócios.

Portanto, é importante que o gestor expositor esteja preparado para estabelecer novas parcerias. É comum que as empresas levem apenas representantes de seus times de marketing e vendas. Contudo, é importante garantir a presença de profissionais que possam estabelecer parcerias.

Fortaleça ou estabeleça melhor sua marca

Feiras de exposição também possibilitam que empresas de pequeno porte tenham acesso aos mesmos clientes que empresas de grande porte têm.

Isso faz com que essa seja uma oportunidade ímpar para o fortalecimento de sua marca e para construir estratégias eficientes de branding.

Expanda a sua base de contatos 

Expandir a base de contatos de sua empresa, também é uma alternativa interessante para expositores em feiras e eventos.

Nesse caso, essa expansão pode ocorrer de maneira extremamente ágil e qualificada, como, por exemplo, através de abordagens a visitantes com pesquisas sobre os produtos e serviços expostos por sua empresa, ou até mesmo através de pesquisas de opinião sobre seu mercado de atuação.

Basta elaborar um formulário simples e rápido, abordar os visitantes, captar nome, email, telefone, ou o que for possível e armazenar as informações de forma inteligente, para contatos futuros.

Realize pesquisas para conhecer melhor seus clientes

A presença em eventos também facilita processos de pesquisas de diversos públicos alvos, já que no momento da feira existe um contato direto com os participantes, que estão mais acessíveis para responder questionários e entrevistas de negócios.

Ponha a prova suas estratégias de venda

Feiras de negócios são uma excelente forma para colocar seu time de vendas em contato com centenas ou talvez milhares de clientes em potencial em um curto período.  

Essa pode ser uma excelente oportunidade para validar e otimizar sua estratégia de venda. Para isso, formule diversos discursos de venda com seu time e analise quais são os mais efetivos, durante o evento.

Dessa maneira, será possível compreender, com mais clareza, o que funciona melhor junto aos seus prospects, em um período particularmente curto.

Muitos outros assuntos sobre o ambiente de feiras e eventos poderiam ser abordados aqui, mas, para não deixar o artigo muito longo, elaboramos uma série de artigos relacionados ao tema neste link e você pode lê-los quando quiser.

Porém, se seu tempo está curto no momento, pelo menos compartilhe esse artigo em sua rede de contatos e volte mais tarde. Espero você nos próximos posts do nosso blog.

Feicon adia sua 26ª edição para setembro de 2020

Feicon adia sua 26ª edição para setembro de 2020

Em função da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), a FEICON BATIMAT optou por adiar sua 26ª edição para os dias 15, 16, 17 e 18 de setembro de 2020, ainda no São Paulo Expo. A expectativa de público prevista pela organização é superior a 85 mil pessoas...

ler mais
Faça negócios na Movelsul 2020

Faça negócios na Movelsul 2020

A Movelsul Brasil que acontece entre os dias 16 e 19 de março é, certamente, uma excelente oportunidade para empresas do setor realizarem novos negócios. A feira é, atualmente, a mais importante de...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Pin It on Pinterest